domingo, 1 de agosto de 2010

Reflexão Sobre a Violência

Todos os dias, quando ligamos os televisores ou quando lemos os jornais, os noticiários estão repletos de manchetes sobre a violência. Os crimes violentos sempre ocupam as primeiras páginas dos jornais no Brasil e no mundo.

Os mais jovens que nasceram e cresceram ouvindo, vendo e sendo vítimas dessa violência descomedida, pensando que sempre foi assim, acabam “aceitando” essa situação como se fosse normal. O fato é que os que têm mais de cinqüenta anos sabem que sempre ouve violência no mundo, é verdade, mas de forma pontual, não generalizada como está ocorrendo nos dias de hoje. E o perigo reside exatamente nessa aceitação, que fatalmente levará a humanidade para um fim trágico, que creio poder ser evitado.

E como evitar, então, essa violência que tem nos aprisionado em casas, apartamentos gradeados e em condomínios-fortalezas?

A resposta na íntegra para essas perguntas envolvem questões no campo da política, economia, psicologia, sociologia e tantas outras ciências humanas e exatas; entretanto, eu creio que a resposta pode está em algo mais simples do que se imagina.

Se fizermos um mapa das causas da violência em todo o planeta, percebemos curiosamente que todos buscam a paz e a liberdade. Em princípio parece paradoxal: Promover a guerra em busca da paz; construir prisões e prender pessoas para sermos livres.

E os assaltos, seqüestros, tráficos de drogas e atentados terroristas? Como é que esses eventos terríveis entram nessa equação de sofrimento e dor?

Eu vejo com clareza que, embora a maioria se perca num determinado ponto do trajeto, no princípio todos buscava um caminho para a liberdade e para a paz, que possivelmente os levaria a felicidade perdida há muito tempo.

Como assim?

É relativamente simples para mim: O pássaro foi projetado por Deus para voar; não é verdade? Se cortarmos as suas asas ele perderá a liberdade de voar, e para continuar vivendo terá que andar desajeitado, tornando-se uma presa fácil dos predadores. O homem foi projetado por Deus para ser amado. Quando o homem não é amado ele também perde a sua liberdade, e para continuar vivendo terá que andar desajeitado, tornando-se uma presa fácil dos inimigos (drogas e toda a sorte de violência).

“Viver sem ser amado é como cortar as asas de um pássaro e tirar a sua capacidade de voar.” (William P. Young).

Em síntese, o único remédio efetivo e eficaz contra a violência, que mata milhares de inocentes em todo o nosso planeta, é o amor. E eu falo de em amor incondicional que deve ser demonstrado com obras e declarado em voz alta para os familiares, amigos, e o que é mais difícil, para os inimigos.

Creio que não é encurralando os “maus” e exterminando-os que combateremos a violência; a violência só pode ser apagada da face da terra se todos amarem a todos como Jesus Cristo nos ensinou.


Professor Hélio Simões de Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário