sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Algo sobre o Manifesto em defesa das Artes Marciais

Eu acho ótimo nos reunirmos com o objetivo de nos organizar e com isso buscarmos juntos, soluções para os problemas que vivenciamos no nosso dia-a-dia, e que precisam deixar de existir para que possamos realizar o nosso trabalho com tranqüilidade e vivermos com dignidade enquanto profissionais de Artes Marciais. No documento intitulado de MANIFESTO EM DEFESA DAS ARTES MARCIAIS diz que as Confederações, Federações e Ligas são órgãos legítimos responsáveis pela fiscalização dessas modalidades de luta. Entendo que o foco principal da discussão em pauta não está unicamente direcionado aos problemas criados pelos CREFs e CONFEF através das suas exigências para o reconhecimento dos professores de Artes Marciais; contudo, acredito que a “intromissão” dessas entidades em nossa área se deu exatamente em função da desorganização e da falta de união entre nós. Dessa desorganização e desunião surgiram vários problemas, entre eles a abertura de espaços para que picaretas sem nenhuma competência profissional começassem a ensinar várias artes marciais e com isso viessem a prejudicar o público/cliente e a denegrir a imagem dos verdadeiros professores.

Eu continuo louvando a idéia de nos reunirmos para discutir as questões e buscarmos soluções para os problemas que estão diante de todos nós, mas é preciso selecionar com sabedoria as pessoas que vão compor esse grupo para não incluirmos em nosso quadro peças estragadas que estão se infiltrando e se aproveitando da oportunidade para ter sua ação marginal reconhecida. É bom lembrar que dizer o que não é e forjar documentos testificando uma função para o qual não está preparado para exercer se caracteriza como crimes de falsidade ideológica, exercício ilegal da profissão e falsificação de documentos, entre outros.

Entrando no âmago da questão em pauta, os CREFs exigem que todos os professores de Artes Marciais que não são formados em educação física parem de lecionar; e somente aqueles que já exerciam a função na época da elaboração da resolução é que podem continuar trabalhando na condição de Provisionados. Acontece que esses profissionais Provisionados, mesmo estando em dias com suas obrigações legais junto aos conselhos, são discriminados pela maioria esmagadora dos coordenadores de esportes de todas as escolas particulares, inclusive pelos governos federais e estaduais que quando abrem algumas vagas de empregos determinam que só os graduados é que podem concorrer. E o que é que nós estamos fazendo enquanto provisionados? Apenas engordando os cofres dessas instituições que nada fazem em prol dos professores de Artes Marciais e demais provisionados.

Por tudo isso sentimos a necessidade de criarmos o Sindicato dos Profissionais em Artes Marciais, para defender os direitos de uma categoria que mesmo filiados aos CREFs e CONFEF, são discriminados pelos professores de educação física. Conclusão: não há lugar algum para os profissionais de educação física provisionados, eles só são importantes para enriquecer os cofres dessas entidades.

Observação: No dia 25 de setembro de 2010, das 09:00h as 18:00h, realizaremos o I CONGRESSO DAS ARTES MARCIAIS DE PERNAMBUCO. É importantíssimo que todos os professores de Artes Marciais e alunos graduados estejam presentes. O local ainda não foi definido (aguardem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário