quarta-feira, 22 de julho de 2009

Série de depoimentos: O que o karatê representa em sua vida?

O depoimento de Arthur Santos de Oliveira:

Para mim não é fácil escrever sobre o significado do Karatê na minha vida.
Eu costumo dizer que eu sabia que tinha que treinar Karatê, embora não soubesse ainda do que se tratava tal arte, nem o quanto ela influenciaria minha vida, saúde e na forma de me relacionar com as pessoas, mas algo dentro de mim falava isso.
Quando comecei a treinar Karatê, lembro que foi uma realização pra mim, tudo novo, muitas dificuldades, mas era isso o que me impressionava, e ainda impressiona, a busca de uma perfeição inatingível e depois de alguns anos comecei a enfrentar a vida de outra forma, fiquei mais disciplinado, passei a buscar meus objetivos com mais garra, com mais vontade de vencer e aprendi que quanto maior fosse a dificuldade, maior seria o orgulho em dizer: “eu consegui!” Fosse na execução de um kata bem feito ou uma prova na faculdade.
O Karatê me fez conhecer pessoas maravilhosas, a fazer amigos e me ensinou, ”a saber,” administrar a timidez, pois para mim falar em público, dar a idéia para um trabalho ou qualquer ocasião que me colocasse “no palco”, era um martírio. O Karatê melhorou além da minha forma física, a minha saúde, pois desde que iniciei a prática, nunca mais fiquei doente, nem uma gripe, e isso se dar pela prática constante que mantém o meu organismo sempre trabalhando em ótimas condições. Ainda hoje, como quando comecei a praticar, o meu objetivo principal é a Defesa Pessoal, e nas condições que o mundo se encontra, eu diria que é fundamental treinar uma arte marcial com esse objetivo.
Hoje percebo que o Karatê é mais que um esporte, eu diria que virou o meu “estilo de vida”, pois Karatê é muito mais que socos e chutes, é impossível transmitir o que eu sinto pelo Karatê através de palavras, é preciso estar na “minha pele” para saber o quão importante é.
Devo agradecer primeiramente a Deus que colocou o Karatê no meu caminho, ou melhor, que me colocou no caminho do Karatê, aos meus companheiros de treino que contribuíram, e contribuem, para o meu crescimento no Karatê e na vida, aos meus pais e meu irmão que me apoiaram e apóiam e ao meu Shihan Hélio Simões de Matos, que nos guia na doutrina do verdadeiro Karatê, e que é o maior responsável por minhas conquistas dentro da arte e tudo que está relacionado a ela.

2009 Arthur Santos de Oliveira - Faixa preta 1º Dan


Comenário do Shihan Hélio sobre Arthur Santos de Oliveira:
Estudante de Engenharia, oficial da reserva do Exército Brasileiro, faixa preta de Karatê (1º Dan), praticante há mais de sete anos, com um pouco mais de 20 anos de idade já disputou dois Campeonatos Brasileiros, sagrou-se Campeão Pernambucano em várias entidades e em várias modalidades.
Foi em 2007, o 3º lugar em Kumite individual adulto no XIV Campeonato Pernambucano de Karatê-do Tradicional e é o atual Campeão Pernambucano em FUKU-GÔ e Campeão Pernambucano em KATA masculino adulto.
Arthur Santos é admirado em toda a comunidade karateka por seu elevado nível técnico e muito amado por sua educação especial, traduzida através de um profundo respeito por todos que o cercam. Por tudo isto e muito mais é que foi reconhecido como atleta destaque de 2007!
Hélio

Nenhum comentário:

Postar um comentário