terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Avaliação Primária

Ao chegar à cena, o socorrista deverá inicialmente verificar as condições de segurança e prevenir-se escolhendo adequadamente seus equipamentos de proteção individual (EPIs).

A avaliação primária é sempre o primeiro passo do socorrista após a verificação de segurança no local do acidente. Podemos conceituá-la como sendo um processo ordenado para identificar e corrigir de imediato, problemas que ameacem a vida em curto prazo.

O socorrista deverá posicionar-se de joelhos ao lado da vítima e executar rapidamente, geralmente em um prazo inferior a 45 segundos (10 segundos é o ideal), a avaliação para determinar as condições de saúde da vítima.

Lembre-se: O propósito da avaliação primária consiste na identificação e correção imediatas das falhas no sistema respiratório e/ou cardiovascular, que representem risco iminente de morte ao vitimado.

Observações importantes:

  1. Após ser confirmada a ausência de pulso iniciam-se imediatamente as compressões cardíacas externas;
  2. Ao efetuar a contenção de uma hemorragia, o socorrista deve sentir a pulsação da maior artéria que passa abaixo da área lesada;
  3. Nunca devemos retirar um curativo, para colocar outro, pois, estaremos desperdiçando todas as plaquetas já formadas. Devemos colocar outro por cima do existente;
  4. Nunca se deve garrotear (procedimento improvisado que só deve ocorrer em sacos de amputação ou esmagamento de membros) um membro com hemorragia. Esta atitude só vai agravar o sangramento, pois, as artérias continuarão levando sangue, que não voltará pelas veias (bloqueadas).

Essas normas gerais de atendimento são úteis, pois fornecem uma orientação ao socorrista de que sinais precisam ser identificados e tratados de modo prioritário. Esta prioridade é determinada pela gravidade, pois o objetivo inicial do atendimento é o da preservação da vida. Em síntese: A prioridade é a manutenção da vida!

Todas as precauções devem ser tomadas durante os exames e manipulação da vítima, a fim de evitar a contaminação do socorrista por agentes infecciosos, por produtos químicos (tóxicos, corrosivos, radioativos) presentes na superfície do corpo do acidentado, por seu sangue e/ou suas secreções. Devendo-se usar luvas e, dependendo da situação, máscaras e óculos de proteção, durante todo o socorro ao vitimado. O socorrista deverá ter o máximo cuidado no manuseio de materiais de corte (tesouras, bisturis, canivetes), vidros, objetos pontiagudo, etc.

O crescente número de vítimas que apresentam infecções pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), hepatite B e hepatite C, aumenta o risco do socorrista ao se expor a sangue e outras secreções orgânicas procedentes de acidentados infectados. É, pois, essencial que os socorristas considerem todas as vítimas de traumas como potencialmente infectadas e empreguem durante todo o socorro, as regras de segurança individual (precauções universais) para minimizarem os riscos de exposição.

No socorro pré-hospitalar, definimos como equipamentos de proteção individual (EPI) a todo dispositivo destinado à proteção da integridade física do socorrista, durante a realização de atividades onde possam existir riscos potenciais a sua pessoa. Os principais EPIs são as luvas de látex descartáveis, diafragmas (máscaras de resgate), os óculos e máscaras faciais de proteção e, as próprias roupas do socorrista. Além dos EPIs, o socorrista deve preparar também materiais básicos de atendimento, tais como: colar cervical, tesoura para cortar roupas e lanterna para o exame pupilar.

Quer saber mais sobre Primeiros Socorros?
Nós ministramos Cursos de Primeiros Socorros para capacitação de profissionais da indústria, comércio, esportes, educação e público em geral. Nosso objetivo é habilitar pessoas interessadas, para executarem um atendimento pré-hospitalar (APH), visando à manutenção das funções vitais da vítima até a chegada do suporte avançado.

Duração do curso:
- Oito horas divididos em dois blocos:
Primeiro bloco teoria, segundo bloco revisão e prática.
- Dez horas divididos em três blocos:
Primeiro bloco teoria (três horas e meia), segundo bloco revisão e prova (três horas e meia) e o terceiro bloco aula prática (três horas).

Faça contato conosco pelo e-mail: helio.simoes1@gmail.com
Telefone: (81) 3494.4027;
Celular: (81) 8746.3440.

Nenhum comentário:

Postar um comentário