terça-feira, 26 de junho de 2012

Por que é tão difícil perdoar?


Todos sabem da importância do perdão.
Todos sabem que muitas vezes, o perdão é mais importante para quem perdoa do que para quem é perdoado.
Todos sabem que muitas doenças são desenvolvidas naqueles que não conseguem perdoar.
Todos nós sabemos que quase sempre perdoamos apenas da boca para fora.
Todos sabem que precisamos perdoar com todo o nosso coração.
Então, por que é tão difícil perdoar, se sabemos do mal que nos faz guardar ressentimentos em nossos corações?
Guardar ressentimentos em nossos corações  se parece com um vício igual ao de beber ou de fumar. Todos sabem que a bebida alcoólica e o cigarro faz um mal enorme para o nosso corpo, mas mesmo assim muita gente não consegue deixar esses vícios.  Eu mesmo já repeti muitas vezes essa frase: “Sei da importância do perdão, mas sinto uma dificuldade enorme de  perdoar profunda e verdadeiramente!”.
Um grupo de mulheres, num programa de televisão, todas afirmaram saber da importância de perdoar aqueles que as traíram, entretanto todas elas afirmaram que são capazes de perdoar, mas não voltariam a se relacionar com aquelas pessoas. Já pensou se Deus agisse assim conosco? Já pensou se Ele nos perdoasse, mas não quisesse mais relacionamento conosco?
Estudando a questão do perdão, percebemos que perdoar se trata de uma atitude divina. Perdoar efetivamente se trata de algo sobre-humano.
Pensando no perdão e pensando em Deus, percebemos que através de Mateus 18:21-22, Jesus Cristo nos ensina: “Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que sete, mas, até setenta vezes sete”. Assim, para que Deus  perdoe os nossos pecados é preciso que observemos quatro itens importantes:
a) Que confessemos os nossos pecados. Em I João 1:9 a Bíblia Sagrada nos diz o seguinte: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”;
b) Que nos arrependamos sinceramente dos pecados que cometemos;
c) Que peçamos humildemente perdão pelos nossos pecados;
d) Que perdoemos de coração, a cada um dos nossos irmãos, as suas ofensas. Em Marcos 11:26 a Bíblia Sagrada nos diz o seguinte: “Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas”.
Analisando o item b, nós nos lembramos que a maioria dos criminosos reincidentes quando são pegos, afirmam entre lágrimas, que estão arrependidos; mas nós sabemos que eles só se dizem arrependidos porque estão com medo da pena que será aplicada pela lei. É bom frisar que esse tipo de arrependimento não conta para Deus. E não conta porque não vem acompanhado de transformação.
Arrepender-se significa mudar de procedimento, mudar de vida, transformar-se. Quando reconhecer o erro e se arrepender implica em transformação, o pedido de perdão faz todo o sentido; caso contrário o pecador voltará a cometer os mesmos pecados.
Nós entendemos claramente que Deus só perdoa aqueles que reconhecem, arrependem-se, clamam por socorro humildemente e perdoam de coração a cada um daqueles que os ofenderam. Mas, por que nós temos tantas dificuldades em perdoar o nosso próximo?
Nos nossos relacionamentos a questão do perdão tem quatro vertentes importantes:
1. Quando alguém nos magoa, muitas vezes proclamamos que nunca iremos perdoar e que um dia iremos nos vingar (tirar a desforra das ofensas que sofremos);
2. Que não perdoamos porque quem perdoa é Deus;
3. Que perdoamos, mas não queremos reatar o relacionamento;
4. Que perdoamos e até reatamos o relacionamento, mas no primeiro conflito tudo vem à tona com a força de uma erupção vulcânica de raiva.
As quatro vertentes são uma constante na maioria dos relacionamentos que observamos no nosso dia-a-dia; mas não são atitudes coerentes com a vontade de Deus.
Para falar mais sobre o perdão é importante falar um pouco mais sobre o pecado: Entendemos que todo o pecado é contra Deus e entendemos que quando pecamos assumimos um débito para com Ele que precisa ser pago por nós ou por alguém. Deus nos fala muito sobre o pecado em vários textos da Bíblia Sagrada, e lá em Romanos 6:23 Ele nos diz o seguinte: “Porque o salário (preço) do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”.
A partir daí toda a complexidade que envolve o pecado e o perdão é simplificado na pessoa do nosso Senhor Jesus Cristo; porque Ele veio para pagar pelos nossos pecados quando nós nem existíamos! Portanto, quando nós nos arrependemos sinceramente pelos pecados que cometemos e pedimos perdão a Deus, o nosso Senhor Jesus Cristo entra em ação pagando os nossos débitos através do Seu sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário