Sábado, 9 horas da manhã do dia 25 de julho de 2009.
Mais do que um exame de graduação superior.
Dois alunos de Karatê da escola Shotokan se submetem a uma avaliação minuciosa por parte de uma banca composta por dois professores com mais de trinta anos de experiência na arte de examinar e que analisarão o grau de conhecimento dos aspirantes a faixas pretas, no que se refere ao conhecimento teórico e prático das técnicas básicas, avançadas e superiores.
O evento, sendo visto por um leigo, pode parecer apenas com um treino de técnicas de luta de origem japonesa, igual a tantos outros que devem estar acontecendo naquele momento; mas para os professores, alunos e amigos, se trata de uma cerimônia extremamente importante, que faz vir à tona os mais nobres valores morais e espirituais, exteriorizados sob a forma do domínio técnico, do controle emocional e da cortesia.
São duas histórias de vida que convergem para um mesmo ponto: O reconhecimento público de um crescimento pessoal talhado ao longo de anos de treinamento e superação. A concretização de um sonho que foi embalado pela esperança e pelo suor. A conquista de algo invisível, mas que sentido intensamente em cada célula do corpo pelos protagonistas desta história. Tesouro que nenhum ladrão humano poderá roubar e que os seguirá por toda a eternidade!
Os dois foram aprovados para faixas pretas de Karatê 1º Dan, da escola Shotokan, através da Confederação Brasileira de Karatê-do Tradicional. E agora? O que vai acontecer?
É humanamente impossível saber o que vai acontecer com os dois daqui para frente; entretanto, nós esperamos que eles continuem buscando a perfeição técnica e espiritual. Esperamos que eles continuem conosco nesta jornada espetacular rumo ao crescimento, tornando-se a cada dia melhores enquanto alunos, amigos, maridos, irmãos, pais, filhos e cidadãos do universo!
Que Deus derrame sobre os dois, bênçãos de paz e sabedoria. Esta é a homenagem do professor Hélio Simões de Matos aos alunos examinados e aprovados no exame de graduação superior para faixa preta 1º Dan, Ronaldo Marinho de Farias e Xavier Henri Jean Baudequin.
Obrigado pela homenagem e principalmente pela dedicação aos seus alunos
ResponderExcluirxavier Henri Baudequin