Pelo professor Hélio Simões de Matos
CREF 002958
Eu creio que a escola pública no Brasil nunca foi uma referência no que se refere a uma verdadeira educação de alta qualidade, como proclamam alguns. O que ocorre é que as escolas particulares de ensino fundamental e médio eram muito caras (como hoje) e principalmente raras, tornando-se objeto de acesso para uma camada sócio-econômica muito pequena. É muito complicado afirmar que a escola pública do passado era boa, quando lembramos que vivíamos sob as diretrizes de um regime militar cujos passos eram norteados pelos interesses dos tiranos norte-americanos, que declaravam abertamente a sua superioridade e o seu interesse em serem donos do mundo. Observe a declaração de Willian Taft, presidente dos Estados Unidos da América:
“Não está longe o dia em que três bandeiras de estrelas e listas (a norte-americana) assinalem em três locais eqüidistantes a extensão do nosso território; uma no Pólo Norte, outra no canal do Panamá e a terceira no Pólo Sul. Todo o hemisfério será nosso, já que em virtude de nossa superioridade racial é nosso moralmente.”
Com o fim da ditadura o estado vem administrando precariamente as três principais bases de uma sociedade democrática: saúde, segurança e educação. O governo em todas as suas estâncias continua provando sua incompetência e/ou irresponsabilidade no que se refere às necessidades da sociedade. Recentemente enviou para o Fundo Monetário Internacional (FMI) a importância de 4,5 bilhões de dólares para serem emprestados aos países emergentes, quando a saúde pública está sucateada, a segurança pública um caos e o ensino fundamental e médio público uma vergonha nacional. É complicado, na atual situação em que vivemos lembrarmo-nos da fala do ex-presidente do nosso País (Lula) dizer em rede nacional que a saúde pública no Brasil é quase perfeita e que é preciso investir na “iducação”! Nós temos uma das maiores cargas tributárias do planeta, mas, infelizmente, temos também a maior concentração de homens corruptos (no congresso nacional e espalhado pelos estados e prefeituras) que estão trabalhando diuturnamente para roubarem mais e mais. É complicado olhar para o presente da educação pública em nosso País e vislumbrar qualquer coisa que preste no futuro, com esses canalhas no poder... Cremos que só Deus é que pode nos ajudar nessa empreitada em direção a uma sociedade efetivamente justa; e cremos que o principal passo só poderá ser dado quando voltarmos a investir na família e numa educação tradicional gratuita para todas as crianças e adolescentes, voltada para o respeito estruturado no amor, alicerce principal para a convivência pacífica com o diferente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário