quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Yoko Tobi Geri






Nova foto de Hélio Simões aplicando o golpe Yoko Tobi Geri.

Série de depoimentos: O que o karatê representa em sua vida? - Por Xavier Henri Baudequin

Fica difícil explicar porque eu treino Karatê. Se um não fumante pede justificativas lógicas a um fumante sobre o porquê de ele persistir no uso do fumo, com certeza não receberá nenhuma justificativa convincente como resposta, até porque nada justifica esse vício tão autodestrutivo. Trata-se de algo sem nenhum motivo aparente. A prática do Karatê passa a ser uma coisa óbvia para quem pratica e coisa inexplicável para o leigo. O Karatê naturalmente tornou-se algo óbvio para mim. Não tem como explicar ou justificar isso. É como respirar. É algo imprescritível...
Descobri algo mais, no meu treino continuado, tal como essa relação particular que se estabelece entre professor, aluno e companheiros de treinos. Às vezes fica complicado saber quem é quem; o professor torna-se aluno, o aluno passa a ensinar ao parceiro de treino e assim o professor descobre novas perspectivas dentro do ensino-aprendizagem. Essa sinergia bem particular permite reunir e recriar, num mesmo ambiente, todas as condições necessárias para o fortalecimento da vida em sociedade.
Eu talvez pudesse ter descoberto isso, escolhendo outra arte marcial. Talvez batucando a beira-mar ao som de berimbaus em contato com mestres de Capoeira de origem africana. Creio que tudo o que necessita de tal implicação e investimento pessoal, pode favorecer tamanhas descobertas. Mas aconteceu para mim no Karatê. Não sei se foi destino, propósito divino ou acaso. Pouco importa. Aconteceu...

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

ALUNOS EXAMINADOS E APROVADOS PARA FAIXAS PRETAS

Sábado, 9 horas da manhã do dia 25 de julho de 2009.
Mais do que um exame de graduação superior.
Dois alunos de Karatê da escola Shotokan se submetem a uma avaliação minuciosa por parte de uma banca composta por dois professores com mais de trinta anos de experiência na arte de examinar e que analisarão o grau de conhecimento dos aspirantes a faixas pretas, no que se refere ao conhecimento teórico e prático das técnicas básicas, avançadas e superiores.
O evento, sendo visto por um leigo, pode parecer apenas com um treino de técnicas de luta de origem japonesa, igual a tantos outros que devem estar acontecendo naquele momento; mas para os professores, alunos e amigos, se trata de uma cerimônia extremamente importante, que faz vir à tona os mais nobres valores morais e espirituais, exteriorizados sob a forma do domínio técnico, do controle emocional e da cortesia.
São duas histórias de vida que convergem para um mesmo ponto: O reconhecimento público de um crescimento pessoal talhado ao longo de anos de treinamento e superação. A concretização de um sonho que foi embalado pela esperança e pelo suor. A conquista de algo invisível, mas que sentido intensamente em cada célula do corpo pelos protagonistas desta história. Tesouro que nenhum ladrão humano poderá roubar e que os seguirá por toda a eternidade!
Os dois foram aprovados para faixas pretas de Karatê 1º Dan, da escola Shotokan, através da Confederação Brasileira de Karatê-do Tradicional. E agora? O que vai acontecer?
É humanamente impossível saber o que vai acontecer com os dois daqui para frente; entretanto, nós esperamos que eles continuem buscando a perfeição técnica e espiritual. Esperamos que eles continuem conosco nesta jornada espetacular rumo ao crescimento, tornando-se a cada dia melhores enquanto alunos, amigos, maridos, irmãos, pais, filhos e cidadãos do universo!
Que Deus derrame sobre os dois, bênçãos de paz e sabedoria. Esta é a homenagem do professor Hélio Simões de Matos aos alunos examinados e aprovados no exame de graduação superior para faixa preta 1º Dan, Ronaldo Marinho de Farias e Xavier Henri Jean Baudequin.