domingo, 26 de julho de 2009

Exame de Graduação



Saudamos os mais novos faixas pretas, Xavier Baudequin e Ronaldo Marinho, que se submeteram a exame de faixa neste sábado. Eles foram candidatos à faixa preta 1° Dan, pela CBKT (Confederação Brasileira de Karatê-dô Tradicional), sob a avaliação dos Shihan Hélio Simões e Shihan Ary Spencer (Presidente da FPKT), ambos 5° Dan de karatê da Escola Shotokan. Oss!

O peso da tradição - Por Xavier Baudequin

Precisamos voltar sobre conceitos básicos das artes marciais para explicar, mas não caucionar, as reações excessivas que pontuaram o episódio lamentável que ocorreu ultimamente, quando um jovem praticante de Karatê chegou na academia do sensei Kawamura para ameaçar e apontar o dedo na cara dele.
Embora incluído na sociedade civil e respondendo portanto às leis e preceitos morais da mesma, tal como qualquer cidadão, o praticante de arte marcial da era moderna, está logo integrado, ao iniciar seu treinamento, numa tradição moral e filosófica antiga cuja fiel transmissão no decorrer dos séculos autorizou o resgate e a perenização de valores seculares sem os quais a prática de tal ou tal sistema de luta poderia perder essa essência moral, espiritual e filosófica, distinguindo-a de simples briga de rua.
Lembramos, conforme ao que esta bem sintetizado em outras paginas, que as arte marciais « são um conjunto de técnicas, filosofias e tradições de combate. Cada arte marcial é herdeira de uma determinada tradição e constitui um todo coerente em que as técnicas são devidamente enquadradas por conceitos filosóficos e por rituais tradicionais. Em cada especialidade ou luta, temos a graduação em níveis de acordo com a evolução do praticante tanto no nível físico (técnicas) como no nível filosófico” (fonte wikipedia)

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Série de depoimentos: O que o karatê representa em sua vida?

O depoimento de Arthur Santos de Oliveira:

Para mim não é fácil escrever sobre o significado do Karatê na minha vida.
Eu costumo dizer que eu sabia que tinha que treinar Karatê, embora não soubesse ainda do que se tratava tal arte, nem o quanto ela influenciaria minha vida, saúde e na forma de me relacionar com as pessoas, mas algo dentro de mim falava isso.
Quando comecei a treinar Karatê, lembro que foi uma realização pra mim, tudo novo, muitas dificuldades, mas era isso o que me impressionava, e ainda impressiona, a busca de uma perfeição inatingível e depois de alguns anos comecei a enfrentar a vida de outra forma, fiquei mais disciplinado, passei a buscar meus objetivos com mais garra, com mais vontade de vencer e aprendi que quanto maior fosse a dificuldade, maior seria o orgulho em dizer: “eu consegui!” Fosse na execução de um kata bem feito ou uma prova na faculdade.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Tese da UNB destrincha a sociedade karateísta

Carla Ribeiro Testa, karateca de vasto currículo (http://www.carlaribeiro.com.br/curric_completo.html), defende tese intitulada Pobreza política e dominação: um caso de patrimonialismo moderno num campo esportivo.
Vale a pena, ao menos, conferir alguns trechos do trabalho , já que a autora analisa a interação social e os próprios laços retrógrados que amarram o progresso das artes marcias no âmbito geral. Mais informações no site www.bubishi.wordpresss.com de Xavier Baudequin ou mesmo download da tese completa no link http://www.raulkw.com.br/temp/tese_carla_ribeiro.zip.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Mestre Nakayama


Para conhecer o Karate Shotokan, precisa-se necessariamente saber um pouco que seja sobre Mestre Nakayama, considerado até hoje, logo após o seu professor Gishin Funakoshi, a maior autoridade de Karate Shotokan do mundo. Vale a pena conhecer os seus livros, principalmente os da série: O Melhor do Karate. Jêmede

O Texto foi publicado no site http://www.budokan.com.br/:
Masatoshi Nakayama(1913-1987)
Mestre Nakayama nasceu em 1913 e começou seu treinamento no Karate com o mestre Funakoshi em 1937, aos 24 anos. Em 1955, ele foi indicado como Instrutor-Chefe da Japan Karate Association (JKA), devido ao seu grande talento como lutador e como mestre.
Como professor e diretor de Educação Física na Universidade de Takushoku (também conhecida como Takudai), Nakayama foi o pioneiro no desenvolvimento do Karate Shotokan por meios científicos. Escreveu vários livros (entre eles a série Best Karate), fez filmes didáticos e ministrou seminários pelo mundo inteiro, o que o transformou na maior e mais renomada autoridade no Karate Shotokan.
Mestre Nakayama faleceu em 1987, tendo cumprido seu objetivo de expandir o Karate internacionalmente, e tornando a Japan Karate Association na mais respeitada organização de Karate de todo o mundo.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Site comunidade atlética dos Karatekas

Esse site apresenta a comunidade atletica dos Karatekas. Contem informações sobre treinamento, medicina esportiva, nutrição, video dos Katas, eventos mundiais, etc... Muito útil! Abração, Ve

http://karateathlete.com/Pages/Katas/QTHeianShodan.html

sábado, 11 de julho de 2009

Série de depoimetos: O que o karatê representa em sua vida?

O depoimento de Solon Luiz de Castro Costa

Apesar de já ter ouvido falar do Karatê como uma arte marcial de origem japonesa, não sabia ao certo do que se tratava. No final de 2004, ao voltar de uma caminhada na praia, eu e meu filho Guto, escutamos uns gritos vindos do Colégio Santa Emília – unidade I. Falamos com o porteiro e este nos permitiu a entrada. Foi nesse dia que conheci o professor Hélio Simões de Matos, que gentilmente veio nos cumprimentar e convidar para assistirmos ao treino que comandava e que ainda se encontrava na fase de aquecimento. Gostamos do que vimos e Guto demonstrou interesse em participar desse esporte. Coincidência ou não, no ano seguinte, a escola em que Guto estudava ofereceu essa modalidade de esporte. Como ele já havia demonstrado interesse anteriormente, escolheu o Karatê como modalidade esportiva complementar da atividade escolar. As aulas eram ministradas a tarde e minha esposa era quem o acompanhava, já que neste período do dia ainda me encontrava no trabalho. Mesmo assim cheguei a assistir ao treino algumas vezes, mas não o suficiente para entender a importância do Karatê no dia a dia daqueles que o praticavam de maneira plena e harmoniosa com o seu estilo de vida. Até então era para mim, apenas uma modalidade esportiva igual as demais como escolinha de futebol e natação, nas quais ele já tinha iniciado, por orientação da própria escola.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Sen no sen, Go no sen

SEN NO SEN, GO NO SEN

Visão pedagógica - Por Hélio Simões

A prática do Karatê como um todo se trata de um instrumento muito importante no processo de inclusão social e é uma ferramenta segura para a edificação da personalidade e poderosos elos, capaz de criar relações harmônicas entre pessoas de todas as culturas. Percebemos que no momento de uma competição, a formação intelectual é algo de grande valor. Entretanto, os fatores mais relevantes para os atletas são o nível técnico, o condicionamento físico e o controle emocional.
Os frutos das nossas experiências, na área de educação através das sendas do Karatê, nos levam a convicção de que a disciplina inerente a essa secular arte marcial japonesa, não só ajuda na formação de um caráter rico em valores morais, éticos e espirituais de crianças e adolescentes, mas são capazes de lapidar significativamente também os adultos, independentemente da idade.
Trabalhamos, ao longo dessas três décadas, com públicos de todas as classes sociais. Com menores infratores de extinta FUNABEM do Estado do Ceará, aos alunos do Colégio Marista do Recife, onde lecionamos por dez anos e constatamos que é possível unir pessoas de todas as origens nos dojos (salas de aulas) e nos kotos (áreas de competições) levando divertimento, crescimento, e, sobretudo, construindo amizades e fortalecendo os círculos familiares.
Nosso foco principal é desenvolver os seguintes itens:
a) O respeito pelo próximo;
b) A auto-estima;
c) O espírito de luta e um novo conceito de vencedor baseado na fé, no aprendizado e na amizade, que nos permite ser felizes com o nosso sucesso e com o sucesso dos adversários (entendendo que todo o próximo é também nosso irmão).
Nossas aulas são planejadas de forma que conseguimos trabalhar tranqüilamente com iniciantes e iniciados, formando uma equipe heterogênea tecnicamente, mas coesa no que se refere ao crescimento do grupo.
Trabalhamos especialmente a expressão corporal, vendo-a como a matriz da comunicação e, portanto o corpo como um importante veículo para a exteriorização dos nossos pensamentos mais profundos e como ponte indispensável na conquista da nossa segurança e liberdade.
Para finalizar a apresentação da nossa proposta enquanto educador ressaltamos que além da conotação educacional que permeia as diretrizes do verdadeiro Karate-dô, focamos a questão da saúde (física e emocional), da qualidade de vida e da inclusão social já enfatizada no primeiro parágrafo. É notório que a prática desta modalidade de luta possui várias engrenagens que trabalham naturalmente a questão emocional, e diante das constantes pressões impostas pelas mudanças rápidas e conflitantes que assolam a população em geral, o valor que se dava ao Q. I. (quociente intelectual) hoje foi sabiamente substituído pelo Q. E. (quociente emocional); visto que quando um homem é submetido a uma situação de conflito, o fator imediatamente importante é o equilíbrio emocional, responsável pelo funcionamento efetivo dos recursos intelectuais disponíveis. Somem-se a isto os valores morais e éticos que estão inseparavelmente ligados às filosofias das artes marciais japonesas.

Nossa proposta - Por Hélio Simões

Elaboramos um programa de treinamento, com o objetivo de promover uma atividade salutar, nas dimensões física, emocional e espiritual, destinado a ambos os sexos, do ensino fundamental ao médio.
Em nosso trabalho, não enfatizamos apenas a defesa pessoal que se absorve naturalmente, no desenrolar da prática do Karatê, nem na luta de competição, que tanto empolga os jovens atletas; mas buscamos principalmente uma respiração correta (diafragmática), uma coordenação motora e reflexo condicionado mais efetivo, e, sobretudo, o equilíbrio entre o corpo e a mente, através dos fundamentos técnicos e formas padronizadas de treinamentos que vivenciamos como psicodrama.
Como consequência deste tratado, teremos a curto, médio e longo prazo, alunos com maior poder de concentração (portanto, com maior poder de memorização), socializando-se com tranquilidade, melhorando os resultados nos testes e vivendo com mais saúde e felicidade.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O KARATÊ QUE NÓS PRATICAMOS

O Karatê que nós praticamos é da escola Shotokan. Esta arte marcial, a mais difundida no mundo, foi fundada em Tóquio, no ano de 1939, pelo mestre Gichin Funakoshi. É patrocinada pelo Ministério de Ciência ,Educação e Cultura do Japão, desde a sua origem.
As aulas são ministradas no Colégio Santa Emília, desde julho de 2003, pelo Mestre Hélio Simões de Matos, faixa preta 5º Dan.
O professor Hélio Simões é inscrito no Conselho Regional de Educação Física (002958 P/PE), filiado à Federação do Estado de Pernambuco de Karate-dô Tradicional (entidade oficial fundada em 11/05/1989), pertencente à Confederação Brasileira de Karate-dô Tradicional, e filiado à Federação de Karatê de Pernambuco (entidade pertencente à CKIB).
Praticante desta arte Marcial, desde agosto de 1964, o professor Hélio Simões leciona, há mais de três décadas, e vem, ao longo destes anos, formando instrutores e atletas de alto nível, através dos cursos e aulas que ministra, obtendo relevante destaque em todas as competições de que participam.